quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alimentação no Inverno


Vem chegando o inverno e a vontade de se esquentar se estende à alimentação: bebidinhas quentes, doces, sopas. Nessa onda, a tendência é engordar. Mas os caldinhos que tanto agradam não precisam ser vilões na sua dieta.
"A sopa é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão", diz a nutricionista da Unifesp Myriam Najas. Entretanto, a sopa não é garantia de perda de peso, e nem sempre é uma opção magra.
O ideal é que não contenha muitas carnes, massas, óleo no preparo, temperos artificiais e queijo. Mas também não precisa ser aguada nem sem graça: se você quiser engrossá-la e deixá-la mais nutritiva, vale bater no liquidificador ou acrescentar apenas alguns vegetais batidos ao caldo. "Na compra dos ingredientes sempre utilize que estejam na safra e de preferência orgânicos. Durante a preparação nunca jogue a água do cozimento fora , esta caldo é rico em nutrientes", explica a nutricionista Lidiane Martins. Evite o pão como acompanhamento, e caso queira consumi-lo utilize o pão integral. Ervas aromáticas darão o toque especial e adicionam mais sabor e nutrientes.
Se você vive correndo contra o tempo, vale sim colocar macarrão instantâneo, em vez do tradicional, mas evite o tempero que vem com ele, pois contém muito sódio. "As sopas prontas em pó também levam edulcorantes demais, o que acrescenta uma dose de sódio nada saudável à sua dieta".

Pode todo dia?
Não é recomendável ingerir sopa diariamente, pois isso pode afetar sua mastigação: "a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela avisasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, a longo prazo, tornar seu intestino mais lento", diz Myrian. Então, nada de apelar para a dieta das sopas!
Uma ótima alternativa, recomenda a nutricionista, é colocar a sopa como a entrada da refeição principal, como se fosse a salada - rejeitada por muitos nas épocas mais frias. Mas ela deve conter uma boa quantidade de legumes e verduras para ser uma boa substituta. Assim, de quebra, você mata a fome e come menos na refeição principal. Confira receitas que prometem quebrar o gelo deste inverno e dar uma mãozinha à sua dieta.

*VÁ ATÉ NOSSA PÁGINA DE RECEITAS DELICIOSAS E CONFIRA!!!

ESPELHO, IDENTIDADE E RELACIONAMENTO


Você já respondeu aquela pergunta: “Por que eu preciso dos outros?” Aqui vai uma dica: você precisa dos outros para se conhecer melhor (Provérbios 27:19). Você não vai conhecer a si parado, olhando para o espelho. Seu relacionamento com outras pessoas revelará muito de você. O modo como você reage aos outros e o modo como os outros reagem a você, contribuem decisivamente para você reconhecer suas qualidades e defeitos (Mateus 15:19). Por isso, o relacionamento familiar e o relacionamento social revelam os traços de sua identidade porque você expressa a própria personalidade.

De nada adianta olhar-se em um espelho onde não há luz. Mas quando somos iluminados por Jesus, então podemos nos ver como somos, diante de Deus no espelho da religião, da convivência social ou mesmo na intimidade com o Senhor.

A luz de Jesus é ação do Espírito Santo de Deus quando nos mostra o que somos até mesmo diante de Deus (Salmo 36:9). Não precisamos temer a luz de Deus porque percebemos também o amor do Senhor Jesus. Quem segue a Jesus não anda nas trevas, mas tem a luz para a vida (João 8:12).

Então nos vemos como Deus nos vê.

Lembre-se que o espelho só é útil quando temos luz; quando temos a luz de Deus.