DICAS DE SAÚDE

Prevenção da Dengue – Vamos colaborar!


Higiene, limpeza e organização são fatores essenciais para manter a Dengue afastada da sua casa e da sua família; e não adianta só você fazer a sua parte, os seus vizinhos também tem que contribuir para prevenir a dengue. A melhor forma de se evitar a proliferação da Dengue é combater os focos de acúmulo de água, local preferido pelo mosquito da Dengue depositar os seus ovinhos. Por isso se você mora em casa térrea, tem quintal ou espaço aberto,  evite o acúmulo de lixo, evite acumular água em latas, pneus, vasinhode plantas, jarros de flores, caixas d’água, tambores, latões, lixeiras, cisternas e outros
Você sabe quem transmite a Dengue?


O mosquito transmissor da dengue é o Aedes aegypti. A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer “melindre”, “manha”. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus. O mosquito Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no periodo período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os “naviosfantasmas”.

O que é Dengue?


O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.


Sintomas da Dengue


O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias.


* Febre alta com início súbito.


* Forte dor de cabeça.


* Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.


* Perda do paladar e apetite.


* Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.


* Náuseas e vômitos·


* Tonturas.


* Extremo cansaço.


* Moleza e dor no corpo.


* Muitas dores nos ossos e articulações.


Como tratar?


Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc.


Atitudes corretas para se evitar a Dengue:


- Mantenha sua caixa d’água sempre fechada com uma tampa adequada.


- Não deixe água de chuva acumulada sobre a sua laje.


- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.


- Se você tiver plantas aquáticas, troque a água e lave o recipiente internamente uma vez por semana com agua e sabão.


- Guarde suas garrafas de vidro com a cabeça virada para baixo.


- Não jogue lixos nas ruas.


- Não deixe a sua lixeira destamapda.


- Lave bem o seu quintal com sabão e tire a água, evite deixar água acumulada nos cantos.


- Mande fazer uma verificação no seu telhado e calhas para saber se não há água parada por lá.


Saiba mais em: – Dengue.org



 
 
                Orientações sobre Higiene Íntima Feminina

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) lançou recentemente o folheto “Orientações sobre Higiene Íntima Feminina”, uma versão compactada do “Guia de Condutas  sobre Higiene Genital Feminina”, primeiro guia do gênero lançado no Brasil para ginecologistas e obstetras,  com o apoio da Sanofi-Aventis.

* Por que usar um sabonete apropriado para a higiene íntima?

Porque a higiene íntima diária é essencial para a manutenção da saúde da mulher e do seu companheiro também. a pela da região íntima é naturalmente mais delicada e mais suscetivel a a vários agentes externos. Por isso os sabonetes são líquidos e especialmente formulados para não agredir a mucosa da área íntima.

* Devo usar sabonetes íntimos para fazer duchas vaginais?
Não. O sabonete íntimo apenas deve ser utilizado para higienizar a parte externa da região genital.

* Sabonetes íntimos curam infecções genitais?
Não. Os sabonetes íntimos apenas higienizam a região genital, evitando que as batérias e germes se proliferem, e consequentemente evitam que se desencadeie uma infecção vaginal.

* Os lenços úmedecidos são úteis para a higiene íntima?
Sim, são úteis em algumas situações como: higiene fora de casa, sanitários de uso público, etc. Sua aplicação deve ser muito suave e seu uso não deve ser abusivo para não remover a camada protetora da pele.

Outras dicas importantes:

- Após lavar as roupas íntimas, enxágüe bem para a retirada de resíduos químicos.

- Use roupas largas para dormir para aumentar a ventilação da região genital.

- Durante o período menstrual, a higienização da região genital deve ser feita com mais freqüência para melhorar a ventilação da região e reduzir a umidade.

- A higiene da região genital tem o objetivo de remover resíduos e o excesso de gordura

- Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral

- É recomendável o uso de roupas naturais de algodão (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local

Sabonete íntimo:

Opte preferencialmente por produtos:

- Hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima. Eles foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de alergias.

- Líquidos e com pH ácido (pH entre 4,2 e 5,6). Os sabonetes em barra costumam ser alcalinos, podendo agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.

- Que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora.

- Que não contenham substâncias anti-sépticas (triclosan, clorexidina), que matam os germes bons (naturais) da pele.

- Recomendados pelo seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a cuidar da sua intimidade.

Frequência diária de higienização:

- clima quente: 1 a 3 vezes/dia

- clima frio: 1 vez ao dia

Fonte: Sanofis

                                 

Tudo o que você precisa saber sobre a insônia.


Veja as causas da doença que castiga milhares de brasileiros .

Estresse, cafeína, depressão, ansiedade, mudança de hábitos e dores podem causar insônia.

Quem nunca passou uma noite em claro tentando dormir porque o sono desapareceu? Embora muito comum,,a insônia é considerada um distúrbio do sono que pode acarretar doenças graves se não tratada a tempo.

O que é insônia?
É a dificuldade de dormir ou de permacer dormindo durante a noite. Pode significar ter um sono breve com impossibilidade de voltar a dormir, dormir poucas horas (sono breve) ou acordar muito cedo pela manhã, porém o termo insônia não é definido pelo número de horas dormidas, pois as pessoas diferem em suas necessidades de sono.

A insônia pode ser classificada como crônica (permanente), transitória/transiennte (curto-prazo), intermitente (vem e vai). Insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente.

Caso os episódios de insônia transiente ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.

O que causa insônia? É um problema sério?
Muitas coisas podem causar insônia, como estresse, muita cafeína, depressão, ansiedade, mudança de hábitos e dores.
A insônia não é considerada um problema sério de saúde, mas pode causar consequências importantes ao passo que pode desencadear cansaço, depressão, dificuldade de concentração, falta de energia, irritabilidade e sonolência durante o dia.

Quantas horas de sono são realmente necessárias?
A maioria dos adultos necesita de cerca de 6-8 horas de sono durante cada noite, mas considera-se normal que o indivíduo durma menos de 6 horas caaso não sinta-se cansado pela manhã (ou seja, esteja obtendo um sono dito restaurador).

O padrão de sono pode variar bastante no decorrer da vida, porém as pessoas com mais idade tendem a dormir menos horas durante a noite, mas tiram cochilos no decorrer do dia com maior frequência.

O que o meu médico pode fazer para descobrir porquê eu não tenho dormido bem?
O seu médico irá fazer perguntas a você ou ao seu parceiro sobre os seus hábitos de sono. Conte a seu médico os remédios que tem tomado, a quantidade de cafeína e álcool que ingere, se fuma e faz atividade física, se tem o hábito de roncar e se tem passado por momentos particularmente difíceis ou estressantes.

Se a causa da insônia não for evidente, seu médico poderá pedir para você fazer um diário do seu sono, para ajudá-lo a entender melhor as possíveis causas de sua insônia.

Como se trata a insônia?
Depois de identificado e tratado o problema causador da insônia, em geral ela melhora. Em muitos casos apenas a higiene do sono pode ser a chave para o sucesso do tratamento.

Pode ser também necessário mudar hábitos alimentares, alterar ou suspender certas medicações e evitar cochilos durante o dia.

O que eu posso fazer para dormir melhor?
-Vá para a cama e acorde sempre nos mesmo horários, todos os dias (mesmo nos finais de semana). Isso ajudará a treinar o seu corpo a dormir melhor a noite. Adquira uma rotina antes do sono, como por exemplo, tomar um banho morno e ler durante 10 minutos. Em pouco tempo esta rotina o ajudará a pegar no sono.

-Use o quarto apenas para dormir e fazer sexo. Não faça o hábito de comer, falar ao telephone e ver televisão enquanto estiver em sua cama.

- Mantenha o quarto escuro e silencioso na hora de dormir. Se o barulho for um problema, tente usar um ventilador ou ar-condicionado para mascarar o som ou até mesmo usar um tapa-ouvidos. Se houver necessidade de dormir durante o dia, use uma máscara nos olhos.

-Se você continuar acordada após 30 minutos em sua cama, levante-se e vá para outro ambiente da casa. Sente-se quietamente por cerca de 20 minutos, e volte a sua cama. Faça isso quantas vezes forem necessárias até conseguir cair no sono.

- Evite ou reduza a quantidade de cafeína ( café, chás, refrigerantes e chocolate), remédios para resfriado, álcool e fumo.

- Exercite-se com mais frequência (mas não menos que 3 horas antes de dormir).

-Aprenda técnicas para reduzir o estresse do seu dia-a-dia.

Remédios para dormir podem ajudar?
Remédios para dormir podem ajudar algumas pessoas, mas não são uma "cura" , devem ser usados apenas por alguns dias e o seu uso prolongado pode fazer a insônia retornar.

O uso de remédios para dormir pode ser perigoso para pessoas com certos problemas no coração e particularmente para idosos. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer remédio para ajudá-lo a dormir.




Conheça os benefícios e os avanços do exame preventivo ginecológico
O teste é valioso na detecção do câncer de colo uterino


O exame preventivo ginecológico é um teste muito valioso na detecção do câncer de colo uterino (ou de células que podem vir a se tornar cancerosas futuramente).

Ele é realizado por um médico que coleta material do colo do útero e as envia para um laboratório em que outro médico (patologista) procura por sinais de câncer nas células da amostra enviada, sob as lentes de um microscópio.

O exame convencional, chamado de papanicolau, reduziu drasticamente o número de casos de câncer de colo uterino, porém encontra-se defasado, pois sua tecnologia permanece inalterada há mais de 50 anos.

Em 1996 foi desenvolvida e patenteada uma nova maneira de coletar e analisar as células coletadas, chamado ThinPrep®, hoje considerado um exame revolucionário que aumenta a confiabilidade do exame preventivo anual.


"Este exame está recomendado ANUALMENTE a todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual".Por que o ThinPrep® é uma melhor opção ?
O exame ThinPrep® diminuiu bastante os resultados equivocados falso-negativos ou falso-positivos (em que tratamentos, ou deixam de ser realizados, ou são realizados sem real necessidade).

Embora o modo de coleta seja bastante semelhante, simples e pouco incômodo, é a forma de envio do material para o laboratório e a forma com que o material é analisado que faz do ThinPrep® algo tão superior.

Estudos no mundo todo envolvendo centenas de milhares de mulheres são unânimes em declarar a superioridade do ThinPrep® na detecção de lesões pré-cancerosas se comparados ao Papanicolaou convencional.

Outra grande vantagem do ThinPrep® é que em uma mesma amostra, o laboratório pode pesquisar a presença de tipos de HPV (vírus do papiloma humano) que podem no futuro aumentar o risco de desenvolver câncer de colo uterino.

Em países como Estados Unidos e na Europa, mais de 90% dos preventivos são pelo método ThinPrep®, considerado o único exame de rastreamento do câncer de colo uterino aprovado pelo FDA (rigoroso órgão americano de controle de medicamentos e equipamentos médicos), como substituto mais eficaz do exame de papanicolaou convencional.


Mesmo sem sentir dor ou corrimento, eu preciso fazer o exame preventivo?
Sim. Este exame está recomendado anualmente a todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual. Agindo assim, você pode estar detectando um problema precocemente, antes de ele tornar-se mais sério ou incurável.

Se detectado precocemente, o câncer de colo uterino é 100% curável.

O meu seguro de saúde paga pelo ThinPrep®?
Existem muitos "convênios" e planos de saúde que cobrem este exame, porém ainda são poucos os médicos no Brasil que o realizam.


Mesmo que o seu plano não pague, este não é um exame caro. Converse com o seu médico a respeito.

A Dra Juliana Korth realiza o ThinPrep® há mais de 7 anos.
» Envie uma pergunta, em ralação ao artigo acima para a Dra. Juliana Korth, pelo e-mail: drajulianakorth@prevmedbarra.com


"1,4 milhões de casos de câncer poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável".

O que frutas vermelhas, uvas, brócolis e tomate têm em comum? Eles estão no topo da lista dentre os alimentos que protegem contra o câncer.
O Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estima que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável.
Se pensarmos que o que comemos se traduz em como o nosso corpo reage, faz todo o sentido de que frutas e legumes orgânicos sejam considerados "estrelas" do cardápio.

Brócolis
São vegetais crucíferos, da mesma família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas. Pesquisas descobriram que os vegetais desta família são ricos em isotiocianatos que regulam um complexo sistema enzimático que protegem as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe (garganta) e esôfago.

Seja criativo

Ele incorpora bem o sabor de qualquer tempero ou molho.
Porção: ½ xícara.
* Sirva cozido no vapor como acompanhamento de carne, frango e peixes.
* Faça um purê, misturando brócolis, couve-flor, alho e leite.
* Em saladas, sirva com folhas verdes, passas e castanhas.

Tomate
A cor vermelha do tomate deve-se ao licopeno, antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma (o mais agressivo tipo de câncer de pele). O interessante é que quanto mais concentrado o tomate, melhor, pois o processamento faz com que o licopeno seja absorvido mais facilmente (extrato de tomate e ketchup, por exemplo).

Seja criativo
*No avião, peça suco de tomate ao invés de refrigerante.
*A dupla infalível: macarrão com molho de tomate.
* Use e abuse em saladas e sanduíches.

Uvas
Fruta abundante em antioxidantes, em especial o resveratrol. Pesquisa científica identificaram que o resveratrol tem a capacidade de impedir que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático. A maior fonte de resveratrol encontra-se na casca da uva. Outro ponto importante: uvas vermelhas são muito mais ricas em resveratrol do que as uvas verdes.

Seja criativo
Uvas são deliciosas também em pratos quentes!
Porção: cerca de 15 uvas
* Experimente uvas em molhos e compotas sobre frango.
*Coma simplesmente como um lanche no meio da tarde ou misture em sua salada.

Dra Juliana M. Korth
Especialidade: Clínica Médica, Med. de Família e Preventiva.



tensão deixa os ombros e os pescoço duros e provoca dores nas costas, o mal que atormenta 4 em cada 5 pessoas, pelo menos uma vez na vida

Pescoço
Gire a cabeça no sentido horário e dê cinco voltas. Em seguida, vire no sentido anti-horário e dê mais cinco voltas.

Ombros
Sentada, coloque as mãos nos ombros, deixando os cotovelos apontados para fora. Empurre cinco vezes os cotovelos para trás e para frente, o máximo que conseguir sem sentir dor.

Peito
Com os braços esticados para a frente, abaixe a cabeça e encoste o queixo no peito. Nessa posição, levante levemente os ombros e mantenha-os assim por cinco segundos. Volte à posição normal. Pratique essa sequência de movimentos toda vez que sentir tensão ou tiver forçado as costas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário