segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Casamento é mais do que um relacionamento entre duas pessoas. É uma instituição. Isto quer dizer que é governado por expectativas legais, morais e comunitárias. Podemos afirmar que não importa o que o casamento signifique para determinado homem e mulher: o casamento tem significado definido para a coletividade. Como instituição, casamento tem certos sistemas de economia, governo, educação e outras coisas mais que vão além de um relacionamento íntimo simplesmente.

O que é necessário para construir um projeto de vida conjugal e de família a prova de tempestade, a prova de vendavais...

Alguém afirmou que "um bom casamento seria entre um homem surdo e uma mulher cega".

"A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele". (Pv 12.4) ""A beleza na mulher sem juízo é como uma jóia de ouro no focinho de um porco". (Pv 11.22)

TODO MARIDO ESPERA TER AO SEU LADO UMA ESPOSA QUE FACILITE O CRESCIMENTO.

Quais são as características de uma esposa que faz a diferença na vida do marido:

1) Sua ajuda é " criativa". O sonho de toda mulher é que o marido seja um homem de Deus. Para conseguir esse objetivo, ela precisa conhecê-lo bem e ser capaz de identificar os dons e habilidades que Deus lhe de, assim como precisa conhecer bem a Deus para saber como Ele pode usar os talentos do seu marido para o progresso do seu reino.
2) A o marido participar de atividades que ela não esteja envolvida.
3) Ela sempre está aberta às mudanças, e procura discernir os talentos que pode admirar no marido. Procura sempre elogiar as qualidades do seu marido.

4) Estabelece limites claros para sua atuação.

5) Procura oportunidade e maneiras de encorajar e ajudar o marido a desenvolver suas qualidades.

6) É capaz de ouvir o marido, sem consertá-lo, interrogá-lo ou repreendê-lo.

7) Sempre esta se perguntando: " Eu estou alimentando as qualidades ou os defeitos do meu marido?" " Como posso comunicar meu amor por ele?"
Os melhores dons do homem e da mulher - governar ou edificar- tem o mesmo objetivo primordial, aperfeiçoar um ao outro, completar um ao outro e desenvolver um casamento que reflita uma imagem mais perfeita de um Deus santo