quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alimentação no Inverno


Vem chegando o inverno e a vontade de se esquentar se estende à alimentação: bebidinhas quentes, doces, sopas. Nessa onda, a tendência é engordar. Mas os caldinhos que tanto agradam não precisam ser vilões na sua dieta.
"A sopa é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão", diz a nutricionista da Unifesp Myriam Najas. Entretanto, a sopa não é garantia de perda de peso, e nem sempre é uma opção magra.
O ideal é que não contenha muitas carnes, massas, óleo no preparo, temperos artificiais e queijo. Mas também não precisa ser aguada nem sem graça: se você quiser engrossá-la e deixá-la mais nutritiva, vale bater no liquidificador ou acrescentar apenas alguns vegetais batidos ao caldo. "Na compra dos ingredientes sempre utilize que estejam na safra e de preferência orgânicos. Durante a preparação nunca jogue a água do cozimento fora , esta caldo é rico em nutrientes", explica a nutricionista Lidiane Martins. Evite o pão como acompanhamento, e caso queira consumi-lo utilize o pão integral. Ervas aromáticas darão o toque especial e adicionam mais sabor e nutrientes.
Se você vive correndo contra o tempo, vale sim colocar macarrão instantâneo, em vez do tradicional, mas evite o tempero que vem com ele, pois contém muito sódio. "As sopas prontas em pó também levam edulcorantes demais, o que acrescenta uma dose de sódio nada saudável à sua dieta".

Pode todo dia?
Não é recomendável ingerir sopa diariamente, pois isso pode afetar sua mastigação: "a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela avisasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, a longo prazo, tornar seu intestino mais lento", diz Myrian. Então, nada de apelar para a dieta das sopas!
Uma ótima alternativa, recomenda a nutricionista, é colocar a sopa como a entrada da refeição principal, como se fosse a salada - rejeitada por muitos nas épocas mais frias. Mas ela deve conter uma boa quantidade de legumes e verduras para ser uma boa substituta. Assim, de quebra, você mata a fome e come menos na refeição principal. Confira receitas que prometem quebrar o gelo deste inverno e dar uma mãozinha à sua dieta.

*VÁ ATÉ NOSSA PÁGINA DE RECEITAS DELICIOSAS E CONFIRA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário