quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CINCO SEGREDOS DAS MULHERES FELIZES NO CASAMENTO



Primeiro segredo
ELAS SABEM QUE RECONHECIMENTO, É O QUE OS HOMENS MAIS ESPERAM.

Eu fiz uma pesquisa através de uma enquete em nosso site www.amofamilia.com.br perguntado para os maridos, “qual é a sua maior necessidade dentro do casamento”. As opções para responder a enquete eram cinco:
a) Apoio doméstico................ 11%
b) Companheirismo no lazer... 15%
c) Respeito como líder........... 18%
d) Mais sexo........................... 25%
e) Reconhecimento............... 31%

Dos 1513 maridos que participaram 31%, respondeu que a maior necessidade deles é de RECONHECIMENTO. É da natureza do homem esperar agradecimento por executar tarefas domésticas rotineiras. Veja o depoimento desta esposa. “Não sei porque, mas o meu marido quando me ajuda levar a compra do carro para dentro de casa, ele traz uma pilha de sacos nos braços e os coloca sobre o balcão da cozinha dando um grunhido bem alto e depois fica ali na frente dos sacos de compras todo orgulhoso, como se tivesse na verdade ido caçar aquela comida e a tivesse matado e arrastado pela floresta até colocá-la em cima da mesa!” Uma outra disse senhora disse: “Meu marido espera que eu lhe coloque uma medalha no peito cada vez que olha as crianças numa tarde de sábado”. Será que essas duas histórias não diz muito sobre como o seu marido se comporta depois de lhe ajudar?
O homem tem necessidade de que suas realizações sejam reconhecidas. Por que muitos maridos não são mais prontos para cooperar com suas esposas? Por falta de reconhecimento. Quando o seu marido fizer um ato de serviço, não diga “obrigada”. Dia OBRIGADA!!!” Ou demonstre reconhecimento dando-lhe em abraço demorado. Com certeza ele está sendo motivado a continuar lhe ajudando em outros dias.
Se observarmos com cuidado, vemos que há uma relação interessante entre os treinadores de animais de estimação e a forma como a esposa “adestra o marido” como seu cooperador. Aprendemos com os treinadores de animais, que “devemos premiar o comportamento que me agrada e ignorar o comportamento que não me agrada.” Você já observou que o adestrador de cães, sempre que o animal acerta recebe ração, palavras de elogio e um carinho? O adestrador reforma o acerto e não dá atenção para o erro. Isso também serve para as esposas que deseja que os maridos sejam melhores. Muitas esposas fazem o contrário, reforça o erro e não valoriza os acertos. É como aquela esposa, que o marido nunca tinha ajudado a fazer o almoço e lavar o quintal. O dia que ele se dispôs a ajudar, no final ela disse: “Até que em fim você acordou para me ajudar. Está pensando que fez muito, você não fez mais do que a sua obrigação, inclusive, demorou a fazer”. Quando o marido acerta ela não reforça positivamente, mas quando erra, ela passa o mês falando do erro.
A mulher sábia recompensa o comportamento que agrada, e ignora o comportamento que não agrada. Como você age quando o seu marido se dispõe a lhe ajudar? Você reconhece o seu esforço? Um homem que sente que seus esforços são apreciados terá muito mais probabilidade de sair do trabalho na hora para poder correr para casa e receber os sorrisos e palavras afirmativas de sua esposa.
No livro de 2 Sm 6.16,21-23, lemos sobre Mical, que não reconheceu o esforço de Davi seu marido, para trazer a arca do Senhor de volta para Jerusalém. Ela agiu de forma tola e precipitada, dizendo:

“Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários!
Davi respondeu:
– Eu estava dançando em louvor ao Senhor, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao Senhor e me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor!
E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos.” (2 Sm 6.6,21-23)

A insensatez de Mical lhe custou muito caro, ela foi impedida de ter filhos. A partir de hoje, passe a responder ao esforço do seu marido com mais reconhecimento, com certeza você será feliz em seu casamento. Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados.
Eco Resort, Vila Galé, Recife, Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário